Sesi Petrópolis abre vagas para cursos de Educação de Jovens e Adultos

O Sesi Petrópolis está com inscrições abertas para 29 vagas em cursos gratuitos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Há 12 vagas para o primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5° ano), 13 para o segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e 4 para o Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas até dia 21 de janeiro. As vagas serão distribuídas através de sorteio a ser realizado no dia 23 deste mês, na própria unidade do Sesi em Petrópolis, na Rua Bingen, 130, no Bingen.

Em todo o Estado são 1.023 vagas gratuitas em cursos de EJA, em diversas unidades Sesi. Em Petrópolis, as aulas são oferecidas no período noturno.

Para se inscrever, os candidatos às vagas do Ensino Fundamental deverão ter a idade mínima de 15 anos e os candidatos às vagas do Ensino Médio, a idade mínima de 18 anos. É necessário apresentar original e cópia do RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de escolaridade anterior à fase que deseja cursar. Para os menores de idade, deverão ser apresentados os documentos dos responsáveis.

A matrícula daqueles que forem sorteados será realizada de 25 de janeiro a 1º de fevereiro na respectiva unidade em que o candidato concorreu à vaga. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 0231 231 ou no site http://bit.ly/1YvCVkf, onde está disponível o edital completo.

Sonho de um futuro melhor

Após 25 anos longe da sala de aula, Sandro Kapps, viu na retomada dos estudos a oportunidade de conseguir um novo emprego, aumentar o salário e melhorar de vida. Mesmo afastado da escola desde os 14 anos, a vontade de concluir o Ensino Médio era grande e o apoio da família foi fundamental. “Interrompi os estudos, pois tive que optar pelo trabalho, mas sempre com a intenção de continuar. Tentei o ensino à distância, mas sem sucesso e vi no EJA do Sesi Petrópolis a chance de terminar o que comecei há muito tempo”, conta Sandro.

O incentivo da empresa onde trabalha foi fundamental e Sandro viu sua vida mudar em apenas dois anos. Do seu emprego de faxineiro, o estudante hoje com 42 anos, passou a operador de máquinas e, atualmente, ocupa um cargo administrativo no setor de compras de uma grande empresa gráfica de Petrópolis. “Me senti estimulado e me mantenho estudando. Após o fim do curso de informática, farei um curso técnico em administração para continuar evoluindo”, garante.

Agora visto como exemplo, Sandro usa a história vitoriosa para levar os outros funcionários da empresa de volta para o banco escolar. “Se deu certo para mim pode dar certo também para os outros colegas. O importante é persistir”, afirma.