Seminário sobre eSocial esclarece dúvidas em Petrópolis
O eSocial, novo sistema do governo federal que unifica o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados, foi tema de um encontro realizado pelo Sistema FIRJAN, em Petrópolis, em 1º de setembro. Sessenta pessoas participaram do seminário ministrado pelo gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Federação, José Luiz Barros, que teve como objetivo apresentar a fundo o novo sistema.
Em 30 de agosto, uma nova decisão do governo adiou o início das atividades pelo sistema. Empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões terão até 1º de janeiro de 2018 para se adequarem. Os demais empregadores e contribuintes passam a atuar somente em 1º de julho de 2018.
O eSocial faz parte do sistema público de escrituração fiscal digital e reúne informações da Receita Federal, do INSS, do Ministério do Trabalho e da Caixa Econômica Federal. O objetivo do governo é reduzir a burocracia para as empresas e facilitar a fiscalização das obrigações fiscais, tributárias, previdenciárias e trabalhistas.
Marilane Cardoso, técnica em Segurança do Trabalho da IBM Brasil, veio do Rio de Janeiro para acompanhar o encontro. “Este é um assunto em constante transformação, por isso, precisamos estar atentos e as empresas de acordo quando o programa de fato for iniciado”, afirmou.
A presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ na Região Serrana, Waltraud Keuper Rodrigues Pereira, garante que o tema será novamente abordado com o objetivo de levar mais informações aos empresários de Petrópolis. “Faremos novos encontros práticos para auxiliar as empresas na inserção de dados neste novo sistema. É necessário orientar o empregador e seus colaboradores para uma gestão eficiente da plataforma”, garantiu.
Dentre as atividades que passam a ser realizadas através do projeto estão: cadastramento de trabalhadores, eventos trabalhistas diversos (admissão, demissão, afastamento, aviso prévio, férias, comunicação de acidente de trabalho, mudança de salário, obrigações de medicina do trabalho, folha de pagamento, ações judiciais trabalhistas, retenções de contribuições previdenciárias), imposto de renda retido na fonte e informações sobre FGTS.