Resende ganha laboratórios SESI e SENAI que estimulam inovação e empreendedorismo na educação

Uma educação pensada para atender as necessidades do mercado precisa estar de mãos dadas com a tecnologia e a inovação. Com o objetivo de investir ainda mais nessa integração, o Sistema FIRJAN, em parceria com o Grupo PSA e apoio do BNDES, inaugurou, nesta sexta-feira, 31, em Resende, o SENAI FabLab e o Espaço Maker da Escola SESI. Os dois laboratórios serão usados pelos alunos para desenvolver e aperfeiçoar projetos, além de estimular o empreendedorismo.

No SENAI FabLab – que faz parte de uma rede mundial criada pelo Center for Bits and Atoms, do Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT) –, os estudantes terão a oportunidade de elaborar trabalhos desde a ideia até o protótipo, utilizando ferramentas como impressoras 3D, máquina de corte a laser e cortadora de vinil. Eles, inclusive, serão desafiados a construir projetos que solucionem problemas reais da indústria. No Espaço Maker, alunos de ensino fundamental e médio terão à disposição ferramentas manuais e tecnológicas para serem estimulados a pensar melhorias para questões do cotidiano da sociedade.

Para o presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, as inaugurações representam mais um passo para a consolidação de uma cultura de inovação no Brasil: “Esses laboratórios são alavancas para que os jovens ajudem o país a reduzir a lacuna de desenvolvimento tecnológico que nos separa dos países mais avançados”.

O presidente destacou, ainda, a importância de se formar jovens inovadores e com espírito empreendedor. “Que esses espaços inspirem alunos e professores, pois sem educação e inovação o Brasil não avança”, completou.

O empresário Felipe Nunes, da empresa Nunes de Resende, acredita que esse investimento traz infinitas possibilidades tanto para alunos, quanto para a indústria. “A inovação é um fator de sobrevivência para as empresas e esses laboratórios tornam tangíveis todas as possibilidades que nós temos. Além disso, os estudantes que passam por esses espaços chegam na indústria muito mais entrosados com as nossas necessidades”, declarou.

Aluno de Ensino Médio do SESI articulado com curso técnico de mecatrônica do SENAI, Gabriel de Asevêdo não escondeu sua empolgação com os novos laboratórios. Para ele, a prática vai ajudá-los a reter ainda mais o conhecimento: “O mundo não é só teoria, também é prática. Esses espaços nos fazem ser protagonistas na formação pessoal e profissional”.

O SENAI inaugurou, ainda, a sala Pré-Acelera, espaço onde estudantes vão aperfeiçoar projetos, pensados a partir de problemas reais da indústria, para transformá-los em planos de negócios e apresentá-los a potenciais investidores. A sala faz parte do Desafio SENAI + Indústria, mais um investimento do Sistema FIRJAN para aproximar empresas e estudantes.

Competições animam unidade

Resende também está sediando um torneio de robótica e um hackathon, com a participação de mais de 160 alunos de todas as Escolas SESI do estado e de outras sete instituições convidadas.

Na competição de robótica, os estudantes estão sendo desafiados a trabalhar em grupos para montar robôs e cumprir missões de engenharia. Já no hackathon, uma “maratona hacker”, os alunos estão desenvolvendo soluções para questões da sociedade com técnicas criativas e empreendedoras.

As competições, realizadas em parceria com a empresa ETC Brasil, ajudam na compreensão dos conceitos de matemática, física e biologia, e, assim como os laboratórios inaugurados, trabalham habilidades que vão ser usadas ao longo da vida.

Confira abaixo o resultado do torneio de robótica e do hackathon:

Robótica:

SESI Nova Iguaçu – 1º lugar