Notícias

Pacote de medidas do governo federal é um grande avanço para o equilíbrio fiscal

A Firjan considera as medidas do Plano Mais Brasil um passo fundamental para a retomada do equilíbrio das contas públicas, sobretudo para estados e municípios, onde o quadro é de grave insolvência.

De fato, os gestores públicos têm apresentado dificuldade para equilibrar o orçamento, e o resultado disso é a precarização dos serviços públicos e a baixa competitividade para geração de empregos e atração de investimentos. Segundo o IFGF – Índice Firjan de Gestão Fiscal, estudo divulgado na última quinta-feira (31/10), 74% do total de municípios brasileiros administra de forma ineficiente seus recursos.

Nos últimos anos, as soluções encontradas para essas questões se resumiram em distribuir receitas extraordinárias para estados e municípios. Entretanto, o aumento de recursos, sem a devida contrapartida de ajuste de contas, é um alívio passageiro. A solução para a situação fiscal do Brasil passa, necessariamente, pelas reformas estruturais que pensem o País de maneira integrada, com prefeituras e governos estaduais envolvidos nesse processo.

A Firjan ressalta que não podemos mais adiar a discussão da estrutura federativa brasileira. O Plano Mais Brasil é um passo importante para isso.

Fonte: Firjan

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.