Mobilidade e energia são prioridades para o Mapa do Desenvolvimento em Petrópolis

Investimentos em infraestrutura foram apontados pelos empresários de Petrópolis como uma das principais necessidades a serem solucionadas para melhorar o ambiente de negócios na região. Essa questão foi escolhida como uma das prioridades para o Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro (2016- 2025). O documento reunirá as propostas dos industriais para alavancar a economia local. O debate aconteceu nesta quinta-feira (3/03), na sede da Representação Regional da FIRJAN na cidade.

A conclusão das obras da nova pista de subida da BR-040, que liga o Rio de Janeiro a cidades como Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF) foi apontada como urgente pelos empresários. A rodovia é um importante acesso para receber e escoar mercadorias do Rio de Janeiro e região e acesso principal dos turistas que visitam a cidade.

Presidente da FIRJAN defende mobilidade urbana como uma das principais demandas para a região (Foto: Vinicius Magalhães)

Os líderes empresariais também apontaram como sugestões a melhoria dos acessos à cidade, como a ligação entre os bairros Bingen e Quitandinha e a Estrada União e Indústria, que permite a ligação com os distritos.

“É preciso olhar os acessos à cidade, que são gargalos. O Bingen é uma das maiores áreas industriais de Petrópolis. A mobilidade urbana lá é um problema e ainda pode piorar”, destacou o diretor da GE Celma, Júlio Talon.

O presidente da FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, reforçou: “O trabalhador não pode demorar uma hora e meia para se deslocar da casa para a empresa”.

Empresários discutem pleitos prioritários para construção do novo Mapa (Foto: Vinicius Magalhães)

Os industriais enfatizaram a necessidade de investimentos no setor de energia. A instabilidade no fornecimento e os cortes foram alvos de muitas queixas.

“Além dos problemas no fornecimento, a energia distribuída na cidade é de baixa qualidade e apresenta muitas interrupções. Isso atrapalha a produção das indústrias e derruba nossa competitividade”, explicou a presidente da Representação Regional da FIRJAN/CIRJ na Região Serrana, a empresária Waltraud Keuper Rodrigues Pereira.

As reuniões do Mapa do Desenvolvimento já foram realizadas em Itaperuna e Campos. Na próxima quinta-feira (10/03), será a vez de os empresários de Nova Friburgo e dos municípios do Centro-Norte Fluminense decidirem quais os pontos fundamentais para o desenvolvimento da região e do Estado.

Saiba mais sobre o Mapa do Desenvolvimento 2016-2025

Confira os avanços da primeira edição do Mapa do Desenvolvimento 2006-2015