FIRJAN debate as perspectivas do cenário jurídico brasileiro em palestra na Universidade de Harvard

O atual cenário jurídico brasileiro e o empenho do Sistema FIRJAN na defesa de interesses da indústria fluminense foram alguns dos temas apresentados pela gerente geral Jurídica da Federação, Gisela Gadelha, na Universidade de Harvard. Os dados analisados na palestra integram o estudo “Globalization, Lawyers and Emerging Economies”, uma iniciativa da Escola de Direito da universidade americana. A pesquisa associa as questões do direito e da globalização sob o ponto de vista das economias emergentes de Brasil, Índia e China.

Em sua apresentação, Gisela falou sobre a importância da PEC 241 e das reformas trabalhistas e previdenciárias. “Existe uma clara necessidade de modernizar as leis do trabalho, reduzir os custos com contratação de trabalhadores e privilegiar as negociações coletivas”, sinalizou.

A gerente geral completou a questão: “A FIRJAN defende a reforma previdenciária e a reforma trabalhista. Ambas são medidas impopulares e, depois de muitos anos de uma política econômica protecionista, exigirão uma considerável coragem política por parte dos governantes. Mas a boa notícia é que o Governo está disposto a enfrentar essas duas questões”.

A atuação da Federação fluminense ante as recentes mudanças no cenário político do país também foi comentada por Gisela, que destacou a importância de acentuar a competitividade da economia em um momento de recuperação financeira do país. “A FIRJAN está fazendo todo o possível para garantir que o governo considere a necessidade de adotar uma política fiscal que permita o crescimento dos negócios”, apontou.

Gisela destacou ainda as oportunidades de trabalho para advogados no Brasil, com foco nas ações de compliance e os métodos alternativos de conflito, que ganharam força diante do atual cenário político e econômico: “A combinação de uma nova lei anticorrupção e a exposição de escândalos de corrupção conduziu à necessidade de maior demanda de serviços legais. Apesar de tudo, não envolve apenas os riscos financeiros, como na imagem das empresas e do país”.

A apresentação de Gisela fez parte de um painel de discussão que abordou dados apontados pelo professor da Universidade de Harvard, David Wilkins, sobre a mudança global da advocacia e o impacto disso no mercado.

A palestra “A profissão legal no Brasil: perspectivas para o setor corporativo” aconteceu em 25 de outubro, na Escola de Direito da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.