FINDES apresenta balanço 2015 do Programa de Desenvolvimento Associativo

Publicada em 11/03/2016 pela

FINDES.

Somar forças. Multiplicar resultados. Este é o lema do Programa de Desenvolvimento Associativo, o PDA, desenvolvido pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) da Findes. Com o suporte da CNI e do serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE), além da parceria com o Conselho Estadual de Contabilidade e das Diretorias Regionais da Findes, o CAS promoveu por todo o Estado diversas palestras de capacitações para empresários industriais, executivos dos sindicatos patronais e contadores das empresas abordando questões como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho; adequação à legislação trabalhista, ambiental e tributária; redução de custos com energia elétrica e caminhos para promover a internacionalização das indústrias brasileiras.

As ações se dividiram em dois grupos: ?Avança Sindicato? (voltada para os sindicatos) e ?Associa Indústria? (voltada para empresários). Fora, atendidos 29 sindicatos e mais de 1200 pessoas, entre executivos dos sindicatos, empresários e/ou executivos de empresas dentro de dois grupos de ações, sendo 72% do interior do Estado e 28% da Grande Vitória. Esses atendimentos se subdividiram entre indústrias associadas (39%), indústrias não associadas (17%) e contadores (44%). De acordo com o CAS, a Findes está entre as três federações de indústrias que colheram os melhores resultados do PDA no país.

?Temos muito o que comemorar?, ressalta o diretor para assuntos de Fortalecimento Sindical e Representação Empresarial da Findes, Egídio Malanquini. ?Conseguimos mostrar ao empresário industrial capixaba que não basta apenas ser o mais forte, melhor articulado e com mais conhecimento sobre diversas legislações. Alem disso, tivemos uma aproximação proveitosa com o Conselho Estadual de Contabilidade e, consequentemente, uma grande participação dos profissionais da área nas capacitações que promovemos?, completa o dirigente.

Egídio destaca ainda forte penetração do PDA no interior do Estado. ?Estamos seguindo a diretriz do presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra. Que desde o início de seu primeiro mandato, em 2011, busca promover a interiorização do desenvolvimento da indústria capixaba. Temos realizado um trabalho intenso junto às diretorias Regionais da Findes no intuito de irmos até o empresário de cada região?, enfatiza Malanquini, completando que o planejamento para 2016 já está sendo elaborado junto com as diretorias Regionais da Findes. A previsão é que o cronograma deste ano seja finalizado e posto em prática a partir do início do segundo semestre.

BALANÇO DAS AÇÕES DO PDA NO ESPÍRITO SANTO EM 2015

Avança Sindicato:

-6 iniciativas realizadas

-29 sindicatos atendidos

-110 participantes

DESCRIÇÕES DAS AÇÕES:

-Atendimento consultivo no sistema indústria

– Medis Training: relacionamento com a imprensa

-Mobilização para defesa de interesses

-Praticando a negociação coletiva

-Sistema de inteligência de negócios da indústria

Associa Indústria:

-42% ações

-1.180 participantes: 28% Grande Vitória e 72% interior

Descrições das ações:

-Como atender a fiscalização do trabalho?

-Como evitar problemas trabalhistas?

-Como lidar com as NR´s que mais impactam as indústrias?

-Como prevenir problemas ambientais?

-Como reduzir o custo da energia elétrica?

-Como se preparar para o mercado internacional?

-Encontro com contadores