FIERN – Ações do PDA 2016, parceria da FIERN e CNI, começarão dia 9 de março

Publicada em 01/03/2016 pela

FIERN

A FIERN começará as ações do PDA no dia 09 de março, das 9 às 16 horas, no Espaço Cultural Candinha Bezerra, com a realização de um treinamento para executivos de sindicatos da Indústria e/ou colaboradores da Federação que gerenciam os sites e os boletins dos sindicatos.

Essa iniciativa possibilitará aos executivos e/ou colaboradores da Federação conhecer todas as funcionalidades das ferramentas, a seguir: perfil administrador, configurações gerais do site, cadastramento de informações institucionais, notícias, eventos e publicações, ativação do boletim e cadastramento de notícias.

O PDA, desenvolvido pela FIERN em parceria com a CNI, tem por finalidade fortalecer a representação sindical empresarial da indústria, melhorando o ambiente de negócios e ampliando a competitividade das empresas industriais.

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) foi criado em 2007 como instrumento da CNI e das Federações de indústrias para fortalecer a representação sindical empresarial. Além das iniciativas do Associa Indústria, o Programa conta também com ações que visam aprimorar a atuação dos sindicatos industriais, foco do eixo Avança Sindicato.

AÇÕES PARA 2016

Para o exercício 2016, o Programa está estruturado em dois grandes projetos: o Associa Indústria, executado em parceria com o SEBRAE Nacional, com foco nas empresas industriais; e o Avança Sindicato, voltado aos sindicatos empresariais associados à FIERN.

Projeto Associa Indústria

? Neste ano, a FIERN realizará 15 cursos na capital e em alguns municípios do interior do estado, com 30 vagas cada, em sete modalidades: como evitar problemas trabalhistas; como reduzir o custo da energia elétrica; como pagar menos tributos; como atender a fiscalização do trabalho; como prevenir problemas ambientais; como lidar com as NRs (normas regulamentadoras) que mais impactam a indústria; e como fazer a gestão de SST (saúde e segurança no trabalho) na era do eSocial, sendo este um curso novo no calendário do Associa Indústria.

A realização das atividades é coordenada pela Federação e oferecida pelos sindicatos às indústrias dos seus setores. Para mais informações sobre datas, disponibilidade de vagas e como participar, procure o sindicato que representa o seu setor, a federação da indústria ou o Sebrae do seu estado.

Iniciativas do Menu Associa Indústria

· Curso ?Como evitar problemas trabalhistas??

· Curso ?Como reduzir o curso da energia elétrica??

· Curso ?Como pagar menos tributos??

· Curso ?Como atender a fiscalização do trabalho??

· Curso ?Como prevenir problemas ambientais??

· Curso ?Como lidar com as NRs que mais impactam a Indústria??

· Curso ?Como fazer gestão de SST na erra o eSocial??

· Intercâmbio de Lideranças Setoriais

Projeto Avança Sindicato

? É o eixo de atuação do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), cuja principal missão é fortalecer os sindicatos empresariais, além de desenvolver competências de seus representantes.

Ao longo do ano, a FIERN oferecerá iniciativas para líderes e executivos sindicais entre Oficinas, Palestra e Treinamento, que buscam melhorar a gestão e atuação das entidades de representação empresarial da indústria.

Serão oficinas práticas sobre negociação coletiva e defesa de interesses, atendimentos consultivo, e consultorias para auxiliar os sindicatos a montar o planejamento estratégico da entidade. O Avança Sindicato também oferece aos sindicatos acesso a ferramentas de gestão e de comunicação, como o Sistema Integrado de Gestão da Arrecadação (SIGA), o Catálogo Online de Boas Práticas Sindicais e o Sistema de Inteligência de Negócios da Indústria (BI Sindical).

Em 2016, o programa traz uma novidade. Serão realizados os Bate-papos Sindicais, nos quais, a cada encontro, um líder ou executivo sindical será convidado a visitar outro estado para compartilhar boas práticas em defesa de interesses, negociação coletiva, gestão sindical ou prestação de serviços às empresas. Cada federação poderá organizar até dois eventos dessa natureza.

Iniciativas do Menu Associa Indústria

· Ciclo de Oficinas Práticas

Praticando a Negociação Coletiva

Atendimento Consultivo no Sistema Indústria