FIEPA – Empresários de Altamira conhecem detalhes da gestão trabalhista em curso do PDA

Publicada em 07/03/2016 pela

FIEPA

.

Dezenas de empresários das áreas de construção civil, engenharia, alimentos e bebidas de Altamira participaram do curso ?Como evitar problemas trabalhistas??, ministrado pelo consultor em relações do trabalho do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), André Luiz Dias de Araújo. A iniciativa da CNI, realizada na última sexta-feira na unidade do SESI no município de Altamira, tem parceria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Durante oito horas de capacitação foram tratados e discutidos pontos polêmicos em questões como rotinas trabalhistas, da admissão até o processo de rescisão; a importância da modernização na gestão de pessoas para evitar problemas trabalhistas; o associativismo empresarial como forma de fortalecer a representação da indústria nos debates trabalhistas. ?O grande desafio é que a legislação trabalhista não contempla tratamentos diferenciados para empresas de pequeno, médio e grande porte, o que torna difícil a manutenção destes negócios diante da complexidade das obrigações legais. No curso, apresentamos caminhos que ajudam a lidar de maneira mais simples com este gargalo?, comenta o consultor André Luiz Dias de Araújo.

Ao comentar que Altamira é o primeiro município paraense a receber em 2016 um dos cursos do Associa Indústria, eixo de capacitação empresarial do PDA, o diretor executivo da Fiepa e coordenador do Programa, Ivanildo Pontes, destacou a expectativa em contribuir com o aperfeiçoamento dos empresários locais. ?Esperamos que este aprendizado seja proveitoso para os empresários e já convido para outras duas novas capacitações, que programamos para os meses de maio e julho deste ano em Altamira, nas áreas de tributação e de normas regulamentadoras?, adianta Pontes.

Para o gerente da regional Xingu do Sebrae-PA, Kléber Broseghini, o curso ?Como evitar problemas trabalhistas?? foi realizado num momento oportuno em Altamira. ?Espero que contribua para evitar conflitos trabalhistas e melhore o ambiente de negócios na região?, declarou.

Para a empresária Débora Cristina Silva Viana dos Santos, que está há 14 anos no mercado de Altamira com a empresa de materiais de construção C.Viana, o curso contribuiu para esclarecer informações da legislação trabalhista que são fundamentais para evitar conflitos. ?As questões tratadas aqui vão ajudar a minimizar erros na gestão trabalhista da minha empresa?, comenta.

Representante da Best Transporte e Construção, que está presente há 3 anos em Altamira, Lizandra Paraense disse que a abordagem dinâmica e simplificada do curso colaborou para ela apreender com facilidade temas que pareciam complexos. ?Comecei o curso com algumas dúvidas, que foram esclarecidas com as dicas repassadas e que são aplicáveis à nossa realidade na gestão de pessoas. Também conheci ferramentas que vão me ajudar a gerenciar melhor as equipes, evitando ações trabalhistas?, avalia Lizandra.

Agendem-se para os dois próximos cursos em Altamira:

Maio ? Como pagar menos tributos?

Julho ? Como lidar com as Normas Regulamentadoras que mais impactam a indústria?

Mais informações sobre o PDA no Pará: (91) 4008-4826. Mais informações sobre as inscrições para os próximos cursos em Altamira na unidade do SESI neste município: (93) 3515-1896/ E-mail: sesialtamira@sesipa.org.br