FIEMT – Rondonópolis recebe curso gratuito sobre as Normas Regulamentadoras que mais impactam a indústria

Publicada em 18/03/2016 pela

FIEMT.

Na próxima terça-feira (22/03) empresários industriais de Rondonópolis poderão participar do curso ?Como lidar com as Normas Regulamentadoras (NRs) que mais impactam a indústria??. A capacitação ofertada pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e pelos Sindicatos Patronais é gratuita e será das 08h às 18h, na rua Rio Branco, nº 1072, no centro.

De acordo com o engenheiro e consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Aledson Costa, as indústrias que não seguem as normas têm maior probabilidade de registrarem acidente de trabalho e serem acionadas na justiça por reclamações trabalhistas. ?O não cumprimento de algum item estabelecido por uma NR pode gerar autuação e, consequentemente, o pagamento de multa por parte do empresário. Logo, é de fundamental importância que o empresário tenha o conhecimento de quais normas podem impactar o seu negócio?, disse Costa.

No curso, os participantes conhecerão como as NRs são formuladas, quais são as que mais impactam a indústria, a segurança e saúde do trabalho e as ações da indústria para a competitividade. Segundo o consultor, além de explanação teórica, também serão realizados exercícios práticos que contribuirão para a fixação do conhecimento.

A capacitação é uma das ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), iniciativa da CNI, desenvolvida por meio do projeto ?Associa Indústria?, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Na cidade, a Fiemt conta com a parceria do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico da Região Sul de Mato Grosso (Sindimec-Sul/MT), Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul de Mato Grosso (Sinduscon-Sul/MT) e o Sindicato das Indústrias da Alimentação de Rondonópolis e Região Sul (Siar-Sul/MT).

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo

formulário online

, as vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone (66) 3421-4947 ou pelo e-mail pda.ueda@fiemt.com.br.

Palestrante

– Aledson Costa é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia. Possui especialização em Recuperação de Áreas Degradadas pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, especialização também em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal da Bahia. É auditor líder da norma OSHAS 18001 (Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho). Possui experiência como perito judicial e assistente técnico de processos trabalhistas. Atualmente desenvolve atividades de consultoria técnica na área de segurança do trabalho e higiene ocupacional e participa de projetos técnicos em segurança do trabalho juntamente com o Sesi da Bahia.