FIEMT – Indústria de MT foi a que mais cresceu no Brasil

Publicada em 13/01/2016 pela

FIEMT

Mato Grosso foi o Estado brasileiro, entre 15 pesquisados, com maior crescimento na produção industrial no mês de novembro de 2015 na comparação com o mesmo período de 2014. Os dados fazem parte de um estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)  divulgado nesta terça-feira.

No período, a indústria mato-grossense cresceu 5,9%, um número surpreendente, já que em novembro o cenário de crise já estava agravado em todo o Brasil. Neste mesmo período, por exemplo, o setor caiu 19,9%  no Amazonas e 19,8% no Espírito Santo.  O único Estado, além de Mato Grosso, onde houve crescimento foi o Pará (5,5%).

A produção industrial caiu em nove dos 14 locais pesquisados pelo IBGE na passagem de outubro para novembro de 2015. Nesta comparação, Mato Grosso não entra. As principais quedas foram observadas nos estados do Espírito Santo (-11,1%), Ceará (-4,5%) e de Minas Gerais (-4%). Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal ? Produção Física Regional.

Também tiveram quedas acima da média nacional (-2,4%), a Região Nordeste (-2,8%) e São Paulo (-2,6%). Outros locais com queda na produção entre outubro e novembro foram o Amazonas (-2,1%), a Bahia (-2%), o Paraná (-1,3%) e Goiás (-0,9%).

Por outro lado, cinco estados tiveram alta na produção: Pernambuco (3,5%), Pará (1,9%), Santa Catarina (1,8%), Rio de Janeiro (1,2%) e Rio Grande do Sul (1,1%).

No acumulado do ano, 12 dos 15 locais tiveram recuos. As maiores quedas foram registradas no Amazonas (-15,8%), Rio Grande do Sul (-11,8%) e em São Paulo (-10,9%). Apenas três estados tiveram alta: o Espírito Santo (6,6%), o Pará (5,9%) e Mato Grosso (3,6%).