FIEMT – FIEMT registra alta no associativismo industrial

Publicada em 11/01/2016 pela

FIEMT

.

A Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) contabilizou, em 2015, um aumento de 13% no número de empresas associadas a um dos 37 Sindicatos Patronais Industriais filiados à instituição. O dado é do Sistema Integrado de Gestão de Arrecadação (Siga). De acordo com o presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan, os números comprovam que as ações executadas pela entidade para fortalecer a indústria no Estado são reconhecidas e contribuem para engajar mais empresários na defesa de interesses do setor.

?Temos por premissa fortalecer o associativismo industrial em cada ação que desenvolvemos porque compreendemos que uma expressiva representatividade do setor é importante para a defesa de um ambiente de negócios favorável à indústria. Essa é a missão da Fiemt e trabalhamos arduamente para isso?, disse. Uma das ações implementadas ao longo no ano pela Fiemt foi a capacitação gratuita de industriais e executivos empresariais e sindicais, desenvolvida em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA).

No total, foram 53 cursos em 14 cidades que capacitaram mais de 1.500 participantes de mais 630 indústrias. ?Capacitar para que a indústria seja mais competitiva, essa é uma das nossas ferramentas. Os resultados demonstram que essa parceria com a CNI aproxima os sindicatos das indústrias mato-grossenses, contribui para a disseminação da cultura do associativismo e nos ajuda na construção de uma indústria forte?, avalia Milan. Desde 2012, o Programa colaborou para instruir cerca de 3 mil representantes do setor industrial em Mato Grosso.

?O PDA contribui muito para o aumento da produtividade da indústria, que faz adequações na produção e na gestão, tornando-a mais competitiva. Essa atuação frequente em cidades polos do Estado ajuda a propagar ações realizadas pelos sindicatos patronais e, consequentemente, atrair a atenção de empresários que não são associados. E quando uma empresa se associa ao sindicato, ela conquista maior representatividade e muitos benefícios. Com isso, o setor industrial só tem a ganhar?, afirmou o presidente do Conselho de Desenvolvimento Sindical da Fiemt, Sérgio Antunes.

Para conseguir atender as diferentes necessidades de capacitações tanto dos industriais quanto dos executivos sindicais, foram desenvolvidos em Mato Grosso dois projetos do PDA: o Associa Indústria e o Avança Sindicato. O primeiro, desenvolvido também em parceria com o Sebrae, tem o objetivo de disseminar informações práticas sobre assuntos de interesse como, por exemplo, questões trabalhistas, ambientais, tributárias, normas regulamentadoras, custo de energia e internacionalização de empresa. Entre 2014 e 2015, foram concretizadas 53 ações pelo projeto em 812 indústrias, o que totalizou cerca de 380 horas para 1.245 participantes.

Já o projeto Avança Sindicato tem o intuito de orientar e promover ferramentas para estruturação, planejamento e gestão dos sindicatos, aprimorar a comunicação e o relacionamento do sindicato com a base sindical, sensibilizar os líderes e desenvolver nos executivos competências necessárias para a gestão sindical. Nestes últimos dois anos, foram 485 participantes em quase 30 ações realizadas. Para 2016, a Fiemt continuará a ofertar os cursos do PDA. ?Estamos definindo o calendário das capacitações junto com a CNI. Mas garantimos que este excelente programa de aprimoramento continuará a fortalecer as indústrias mato-grossenses?, finalizou Antunes.