FIEMA – Curso promove o associativismo e traz informações sobre como evitar problemas trabalhistas

Publicada em 22/03/2016 pela

FIEMA

Contrato de trabalho, rotinas trabalhistas na admissão e a importância do associativismo foram os temas destacados durante curso do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em Imperatriz. Com o tema, ?Como Evitar Problemas Trabalhistas??, o curso foi ministrado para empresários industriais e associados dos sindicatos ligados a Federação. Durante abertura, estiveram presentes os diretores da FIEMA e presidentes dos sindicatos, entre eles, Joanas Alves (Sinpancimp), Luís Lima (Simetal) e João Neto Franco (Sinduscon do Oeste).

?Esses treinamentos do programa de desenvolvimento ao associativismo é uma ferramenta importante para os empresários tanto na valorização de conhecimento, como no incentivo ao associativismo para que possamos transformar problemas comuns em coletivos. O curso destinado a empresários industriais e sindicatos é uma forma de convidar os empresários para estarem junto aos sindicatos da sua categoria a fim de que a classe que ele representa ganhe força e representatividade perante os órgãos governamentais?, destaca o vice-presidente da FIEMA, Sales Alencar.

Na oportunidade, o consultor André Luiz Dias de Araújo, credenciado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), falou do conjunto de regras que regem a relação empresa industrial-trabalhador em três momentos: admissão, vigência da relação empregatícia e rescisão do contrato de trabalho. Segundo ele, a legislação trabalhista além de impactar sobre a competitividade da indústria, estimula a ação coletiva.

?Trouxemos para os empresários a legislação propriamente dita, com alguns aspectos de responsabilidade pré e pós-contratual, além de trabalhar na consciência deles a importância do associativismo como ferramenta de luta dos empresários. Fiquei satisfeito porque pude perceber que a plateia estava composta em sua grande maioria por empresários, e pude explorar a importância fundamental da gestão de pessoas dentro da empresa, a fim de se evitar problemas trabalhistas com o aprimoramento da comunicação interna e relacionamento com os empregados?, revela o advogado tributarista e consultor da CNI, André Luiz.

O empresário, Celso Ribeiro revela que viu no curso uma oportunidade de esclarecer dúvidas e atualizar seus conhecimentos. ?A legislação sempre está mudando e este é um curso muito bom e proveitoso no sentido de aprimorar os conhecimentos e nos deixar atualizados sobre o mercado. Muita coisa tem melhorado nesse sentido e espero que mais eventos como esse voltado para a classe empresarial aconteça na cidade.?

A ação que também aconteceu em São Luís é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI),  em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).