FIEAC – FIEAC adere a Sistema de Inteligência de Negócios da Indústria

Publicada em 24/03/2016 pela

FIEAC

Uma ferramenta que possibilita identificação de potenciais empresas contribuintes, aumento da base de conhecimento sobre o universo de empresas representadas, acompanhamento da evolução da arrecadação sindical e avaliação de cenários para promoção de ações de associativismo foi apresentada ao presidente da FIEAC, José Adriano Ribeiro da Silva, e presidentes dos dez sindicatos filiados à instituição na noite de terça-feira, 22 de março. Trata-se do Sistema de Inteligência de Negócios da Indústria (ou Business Intelligence – B.I.), desenvolvido para o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), uma iniciativa da CNI em parceria com as federações de indústria.

O consultor da CNI, Jonas Flávio Pires Souza, apresentou o sistema aos empresários, ressaltando sua importância para a coleta de informações sobre cada sindicato em áreas, como arrecadação, representação, negociação coletiva e regularidade perante o Ministério do Trabalho e Emprego. O B.I. também concede ao sindicato benefícios como transformação de dados em informações estratégicas, maior capacidade de análise de cenário e informações para subsidiar a tomada de decisão. São benefícios listados em quatro categorias fundamentais: agilidade, visão estratégica, precisão e segurança. “É o resultado do Sistema de Gestão de Arrecadação Sindical (Siga), que vem trazer informações trabalhadas para uma melhor gestão do sindicato. Diante desses dados mais precisos, a entidade pode tomar melhores decisões e agir com melhores estratégias”, explicou.

Segundo Adriano, o sistema veio ao encontro dos anseios da instituição, que busca informações precisas a respeito do panorama industrial do estado. “Temos muitas indústrias fora de uma representatividade e é surpreendente o número de empresários que nem sabem que contribuem para a FIEAC. De posse desses dados, teremos mais subsídios para dar continuidade ao nosso projeto de visitação das empresas, fazer uma melhor apresentação dos nossos sindicatos e da Federação, com todos os benefícios e direitos que os empresários podem usufruir. Temos muita coisa para fazer dentro dessa base de dados que nos está sendo apresentada”, destacou Adriano.

OFICINA

– No período da tarde, Jonas Souza realizou a segunda edição da oficina ?Sistema de Inteligência de Negócios da Indústria?, através do PDA, para empresários filiados aos sindicatos patronais da indústria. A primeira edição foi realizada na Casa da Indústria em 2015 e voltou, neste ano, com o propósito de fortalecer a utilização da ferramenta e observação das atualizações. A executiva do Sindicato das Indústrias dos Produtos Alimentares (Sinpal), Dacilene Brasil, acredita que a ferramenta será de grande utilidade no desenvolvimento do sindicato. “O curso foi muito bom. A ferramenta é simples e tem bastante conteúdo que poderemos utilizar. Eu acredito que vai acrescentar muito para os sindicatos”.

Suzi Oliveira, gerente de Segurança e Saúde da Indústria do SESI/AC, também irá aproveitar as informações do sistema. “Essa ferramenta, o B.I., realmente é estratégica. No caso do SESI, temos planejamento de atividades e ações para desenvolver nas empresas e, muitas vezes, precisamos conhecer se aquela empresa está necessitando de determinada atividade. O B.I. é maravilhoso. Para o meu setor, será uma ferramenta de grande utilidade”, finalizou.