Exposição do Prêmio Marcantonio Vilaça inicia etapa itinerante em Belo Horizonte

A mostra fica na capital mineira até o dia 20 de março, com entrada gratuita

As obras vencedoras do

Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas

vão circular pelo Brasil e a fase itinerante da exposição começa por Belo Horizonte. ?São trabalhos de referência que fazem parte da trajetória de cada um dos cinco artistas premiados. Uma mostra que reflete a diversidade estética característica da arte contemporânea?, explica o curador do Prêmio, Marcus Lontra. A cerimônia de abertura da mostra será nesta quinta-feira (14), no Palácio das Artes. A exposição de vídeos, fotografias, desenhos, instalações e objetos fica aberta ao público a partir desta sexta-feira (15).

As obras são dos artistas Berna Reale (PA), Gê Orthof (DF), Grupo EmpreZa (GO), Nicolás Robbio (SP) e Virgínia de Medeiros (BA). Além disso, quem for ao Palácio das Artes vai conhecer o projeto de exposição vencedor do Prêmio Marcantonio, desenvolvido pelo curador Raphael Fonseca. A proposta, intitulada Quando o tempo aperta, terá trabalhos dos artistas Adriano Costa, Ana Maria Tavares, André Komatsu e Marcelo Cidade, Gabriela Mureb, Hélio Oiticica, Lais Myrrha, Leandra Espírito Santo, Lucio Costa, Pierre Verger, Raquel Stolf, Rochelle Costi e Sara Não Tem Nome.

AMELIA TOLEDO –

O visitante ainda vai se surpreender com o projeto Arte Indústria, que homenageia a artista Amelia Toledo e terá obras que remetem a elementos da natureza. A entrada é franca em todas as motras. As exposições fazem parte da etapa itinerante do Prêmio Marcantonio, que também vai passar por Recife, Curitiba e Rio de Janeiro.

Lontra considera que essas mostras visam aproximar, de maneira democrática, a arte, a cultura e o conhecimento. ?O Prêmio Marcantonio Vilaça é a iniciativa de maior ressonância e intensidade para o setor das artes plásticas no Brasil. Seu objetivo é reforçar a importância das práticas de pesquisa e experimentação por meio da arte na formação das novas gerações?, afirma.

Ele avalia ainda que a circulação das mostras pelas cidades brasileiras determina a dimensão do projeto em seu caráter abrangente e nacional. Ouça:

PREMIAÇÃO ?

cerimônia de premiação

dos artistas foi realizada no dia 24 de abril do ano passado no Museu de Arte Contemporânea (MAC), em São Paulo. O curador Divino Sobral, de Goiânia, também teve o projeto de exposição premiado. A proposta do artista será conhecida na próxima etapa da itinerância, em Recife. O Prêmio é uma iniciativa da

Confederação Nacional da Indústria (CNI)

, do

Serviço Social da Indústria (SESI)

e do

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

QUER VISITAR? VEJA OS DIAS E HORÁRIOS:

Motra do 5º Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Pásticas

Local: Palácio das Artes ? Belo Horizonte