Escola SESI: conquistas em 2015 reforçam compromisso com formação educacional para a indústria

O ano de 2015 da Escola SESI Rio foi marcado por conquistas. Foram mais de 80 medalhas e troféus em competições educacionais, em âmbito local, estadual e nacional; além de diversos eventos e projetos que integram conhecimentos e desafiam os estudantes ao raciocínio, possibilitando a compreensão da realidade.

Uma das recentes conquistas foi a do estudante Lucas Gomes Teixeira, aluno de EJA (Educação Para Jovens e Adultos) do SESI Cinelândia. Ele ficou em primeiro lugar num concurso de redação da CGU (Corregedoria Geral da União), que teve como tema “Pequenas Corrupções – Diga Não”. Lucas e sua professora orientadora, Maria Lupatini Lauro, foram premiados no dia 7 de dezembro.

Outro destaque do ano foi a participação de estudantes do SESI/SENAI Santa Cruz em um intercâmbio de idiomas com jovens profissionais americanos, através do programa Conexão Mundo. Parceria entre o SESI/SENAI e a instituição americana US-Brazil Connect, a iniciativa ensina inglês de uma maneira diferente, com o objetivo de elevar o nível de proficiência dos alunos na língua. Além de aulas virtuais e da visita de monitores americanos à unidade, ao final do projeto os estudantes com maior evolução ganharam uma viagem com tudo pago para os Estados Unidos, para conhecer universidades e empresas.

Tecnologia

Reconhecida nacionalmente pelo uso de uma metodologia diferenciada de ensino, que investe na tecnologia como um dos recursos para aprimorar a formação dos estudantes, a Escola SESI também levou estudantes para competições de robótica, astronomia, matemática, entre outras. Jovens do SESI Barra do Piraí, por exemplo, ficaram em quarto lugar num torneio local de robótica, que tinha como objetivo despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar.

Diversas unidades também marcaram presença na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica’, em 2015, e trouxeram medalhas para a instituição. A dedicação aos estudos sobre a origem e a evolução do universo rendeu aos alunos do SESI Duque de Caxias, por exemplo, 39 medalhas na competição.

A matemática continuou em destaque nas escolas. Através do SESI Matemática, programa que quer contribuir para a melhoria da educação brasileira, os estudantes foram estimulados não só a utilizar jogos online durante as aulas, como também a participar de atividades paralelas que envolvessem a matéria. Um dos exemplos foi o resultado dos alunos do SESI Macaé: eles ficaram em quarto lugar no ranking nacional da Copa Brasil de Matemática.

Outra conquista foi a participação de alunos do SESI Jacarepaguá no Furnas Educa, desafio criado para estimular o desenvolvimento de ideias criativas para o consumo consciente de água. Os jovens garantiram o 3º lugar na competição com o projeto de um reator compacto automatizado para tratamento de esgoto, com a finalidade de reuso de água para jardinagem.

Segundo Hozana Cavalcante, gerente de Educação Básica do SESI Rio, essas e outras ações refletem a seriedade e o compromisso da atuação da instituição em preparar os futuros profissionais da indústria e formar um aluno não puramente tecnicista, e sim com uma base científica, tecnológica e social. “Temos uma proposta diferenciada que acredita no potencial de cada aluno. Nosso currículo incentiva e encoraja nossos docentes a desenvolverem atividades diversificadas com a participação e entusiasmo dos alunos. Ao longo dos anos, estamos conseguimos resultados maravilhosos que muito nos orgulham e colocam a Rede SESI num patamar privilegiado, de credibilidade e qualidade da sua educação”, afirma.

Saiba mais:

Clique aqui e veja outros destaques da Escola SESI em 2015.

Clique aqui e conheça mais sobre a instituição.