Empresas adotam filosofia lean para aumentar produtividade

O lean é uma forma de gestão que analisa o fluxo de processos, removendo o maior nível de desperdício possível para que o cliente receba o máximo de valor. Essa filosofia – criada no Japão e inspirada em práticas da Toyota – aumenta a produtividade das empresas ao otimizar processos administrativos, além de reduzir despesas operacionais, garantindo mais eficiência e rentabilidade.

Ciente dos benefícios da filosofia lean para a indústria fluminense, o Sistema FIRJAN, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), promove diversas ações para fomentar essa cultura entre os empresários. A mais recente delas foi o workshop “Pensamento Lean Office: a filosofia das empresas de sucesso”.

“No Brasil, é comum o trabalhador sempre parar para pegar uma ferramenta, por exemplo, descontinuando o processo”, explica Junico Antunes. Ele é consultor e ministrou o workshop.

Segundo ele, ao priorizar um fluxo contínuo de trabalho, a metodologia lean permite que indústrias de todos os portes aumentem sua produtividade: “No pensamento japonês, trabalho é apenas quando a atividade agrega valor ao produto, em conformidade com o conceito de fluxo contínuo. O que não gera valor é desperdício e deve ser eliminado”.

Um dos cases citados durante o treinamento foi o da Clínica Perinatal, que investiu no projeto “Internação & Recepção Lean”, reduzindo o tempo de internação e aumentando a satisfação das pacientes.

“Percebemos que havia pouca coordenação entre vagas e leitos, assim como a hotelaria não estava integrada no processo”, destacou Jonathan Carvalho, analista lean da Perinatal.

Ele explica que depois da implantação, houve 63% de redução do tempo de internação, 30% de aumento da satisfação das clientes, além de uma economia de quase R$ 45 mil. A experiência da Perinatal, mostra que a filosofia lean pode ser aplicada em qualquer porte e tipo.

Paulo Noel, presidente do Sindmarcenaria e sócio-gerente do Grupo Show Móveis, também adotou a gestão lean em sua empresa e conseguiu bons resultados: “Implantamos a metodologia em outubro de 2014 em todo o meu processo fabril, gerando um aumento de 67% na produtividade”.

Alexandre dos Reis, superintendente do IEL, destacou que a rede SESI/SENAI no estado do Rio incluiu disciplinas que ensinam aos alunos a metodologia lean para a indústria: “É importante que os futuros profissionais da indústria cheguem ao mercado aptos para transformar e melhorar a gestão das empresas fluminenses”.

Também participaram do workshop Rafael Paim, sócio-fundador da Enjourney Consultoria e Capacitação, e Alberto Wajzenberg, gerente de Desenvolvimento de Organização da Eletrobras.

O evento aconteceu em 16 de maio, na sede da FIRJAN.