Empresários das regiões Serrana e Centro-Sul Fluminense apostam em aumento das exportações

Os empresários industriais das regiões Serrana e Centro-Sul Fluminense esperam aumento das exportações para os próximos seis meses por conta da desvalorização do real. O índice que mede a expectativa com as exportações ficou em 73,3 pontos na pesquisa Sondagem Industrial – Serrana e Centro-Sul, divulgada no dia 29 de janeiro, pelo Sistema FIRJAN. Os números variam de zero a cem pontos. Valores abaixo de 50 indicam piora ou redução e acima de 50, melhora ou aumento.

Os demais itens avaliados pela pesquisa mostram, no entanto, pessimismo dos empresários, que já sinalizam diminuição da atividade nas fábricas. Eles acreditam que haverá queda na demanda por produtos industriais (40,8), na compra de matéria-prima (41,6) e no número de empregados (40,5) neste primeiro semestre.

Os resultados revelaram um cenário desfavorável em relação a dezembro. Houve recuo do volume de produção – que ficou em 38,4 pontos. As indústrias também operaram com 61% de sua capacidade instalada, o que significa que, de cada 10 máquinas, apenas seis foram mantidas em funcionamento. Nem esse freio na produção foi capaz de baixar estoques, que, na verdade, aumentaram (54,0). Devido a esse contexto, o número de empregados diminuiu (44,2 pontos).

Em relação ao último trimestre de 2015, a Sondagem Industrial mostra também preocupação dos empresários com as condições financeiras de suas empresas. A margem de lucro piorou (31,0) e o acesso ao crédito ficou mais difícil (28,3 pontos).

Participaram da Sondagem Industrial empresas de Petrópolis, Três Rios, Sapucaia, Paraíba do Sul, Areal, São José do Vale do Rio Preto e Comendador Levy Gasparian.