Notícias

Curso Inteligência comercial para o mercado internacional


A FIRJAN Internacional realizará o curso “Inteligência comercial para o mercado internacional”, no dia 26 de outubro, das 9h às 18h, na sede do Sistema FIRJAN (Av. Graça Aranha, 1 – Centro), para apresentar as principais variáveis utilizadas em análises de mercados globais.


 


O curso, ministrado pelo especialista em negócios internacionais, Sergio Pereira*, irá identificar as áreas de maior destaque para as empresas e discute, de forma crítica, o futuro das regiões analisadas. Também apresenta métodos de seleção e análise de dados e informações que podem orientar a tomada de decisões de empresários e profissionais.


 


O investimento é de R$ 250,00 para os associados aos sindicatos, ao CIRJ e estudantes que integram o Conselho Consultivo do CIN (Universidade Cândido Mendes, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Universidade Estácio de Sá, Fundação Getúlio Vargas, Instituto Metodista Bennett). Para demais participantes, o curso tem o valor de R$ 330,00.


 


As inscrições devem ser feitas preenchendo o formulário disponível neste link, que depois deverá ser enviado para o e-mail firjaninternacional@firjan.org.br. Mais informações através deste mesmo e-mail ou do telefone (21) 2563-4600.


 

Programação do curso:


 

1. Amplitude e aplicação das ações de Inteligência de Mercado Internacional


– Definição de Inteligência Comercial


– Aplicação em mercados globais


 

2. Inteligência competitiva e a importância para o desempenho das empresas


– Solidificação e expansão de negócios atuais


– Identificação de novos mercados


– Identificação de tendências


– Prevenção contra riscos


 

3. Dados, informação, conhecimento e decisão


– Transformando dados em informação e informação em conhecimento


– Orientação das tomadas de decisão


 

4. Quais dados são relevantes para o processo de inteligência?


– Onde localizá-los e como acessá-los


– Fontes Primárias


– Fontes Secundárias


 

5. Recursos para acessar os principais pilares da inteligência de comercial em escala global


– Tarifas, barreiras não tarifárias, ambiente regulatório


– Importadores, exportadores, distribuidores, representantes, trading companies


– Análise setorial, inadimplência, indicadores econômicos, preços praticados, volumes transacionados


 

6. Ferramentas usadas na Inteligência Comercial


 

*Sergio Pereira, internacionalista, especialista em negócios internacionais. Sócio fundador da Ankon, consultoria especializada em internacionalização. Atua há 24 anos na área. Liderou processos de internacionalização em empresas de diferentes portes e setores. Por quase dez anos foi Gerente de Mercado Internacional da Nitro Química (Votorantim Química à época).  Vivência internacional de 13 anos, ao longo dos quais negociou em cerca de 40 países. É professor do MBA da FIA-USP, palestrante e autor de artigos e coautor de livros dedicados ao tema.

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.