Sindicatos fluminenses conhecem tendências do setor moveleiro em Missão à Itália
Inovação, design e tradição estão ditando a tendência do setor moveleiro italiano, segundo identificou a Missão Setorial Internacional de Mobiliário a Milão, na Itália. Promovida pelo Sistema FIRJAN, a iniciativa levou seis líderes sindicais dos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Petrópolis, São Gonçalo, Cabo Frio e Campos dos Goytacazes para participar da Bienal Mundial de Tecnologia e Componentes para Indústria Moveleira XYLEXPO.
Durante dez dias, o grupo fez visitas técnicas em indústrias nos distritos próximos a Milão, para conhecer de perto o fluxo de produção e trocar experiências com gestores da região. Entre as empresas que conheceram estão Desalto e Falegnameria Curioni.
“As indústrias italianas estão investindo em peças personalizadas, com design mais refinado, para agregar valor aos produtos e não competir apenas com material e preço. Vimos ainda que eles apostam na inovação, mas também respeitam a tradição e o cuidado no trato com a madeira”, destacou Fernando José Coutinho Aguiar, diretor do Sindicato da Indústria do Mobiliário de Campo dos Goytacazes (Sindimob) e presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ Norte Fluminense, que participou da missão.
Capacitação em gestão
Os empresários fluminenses tiveram a oportunidade de visitar o FabLab Milano e de conhecer a Instituição Federlegno Arredo, entidade de classe voltada para o setor, para obter informações sobre o seu modelo de associativismo e suas boas práticas de gestão. Além disso, participaram de capacitação executiva elaborada pela Università Commerciale Luigi Bocconi, referência em gestão no mundo, na qual debateram assuntos como adequação de estratégia, soluções para redução do impacto ambiental e tendências de automação industrial.
O tema gestão da produção mais uma vez foi pauta da missão internacional, como ocorreu no ano passado, quando um grupo de empresários visitou a Interzum, na cidade de Colônia, e a Ligna 2015, em Hannover, ambas importantes feiras da Alemanha.
A missão aconteceu entre 18 e 28 de maio e contou com apoio da Gerência Geral de Desenvolvimento Setorial, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e da FIRJAN Internacional.